Home

INDIAN HEAD MASSAGE THERAPY (IHMT)

 

Esta técnica de massagem teve as suas origens na Índia onde é praticada há mais de 1000 anos, acabando por se estender a outros povos vizinhos do continente indiano.

Tradicionalmente praticada entre os membros da família na Índia, para melhorar o aspecto do couro cabeludo e do cabelo, a massagem estendia-se também aos ombros e face e era aplicada quer nos jovens quer nas pessoas mais idosas, preferencialmente por mulheres (que massajavam os seus familiares para manter o cabelo lustroso e forte), mais hábeis de mãos e delicadas no gesto. Mais tarde a massagem começou a praticar-se também por homens durante a sua visita ao barbeiro.
 

REIKI

HISTÓRIA do REIKI

KARUNA

SEICHIM - SKHM

CONT@CTOS
CURSOS/WORKSHOPS

INDIAN HEAD MASSAGE

SHANTALA

MÉTODO HATMARA LIFE ENERGY  “MERKAVA”

CALENDÁRIO da PAZ

CRIANÇAS ÍNDIGO

FLOWER of LIFE

KRYON

O KARMA DA LITERATURA

 

 

 

 

VOLTAR À HOMEPAGE

Na sociedade actual espera-se que as pessoas sejam capazes de lidar com as demandas sempre crescentes e que dêem o máximo de suas potencialidades intelectuais. Isto conduz inevitavelmente ao cansaço do sistema nervoso, que, acaba por vir a debilitar-se e a produzir efeitos de stress nos outros sistemas, tal como o imunitário e o linfático; assim as pessoas têm de esforçar-se mais ainda para combater os desajustes relacionadas com o desgaste psicológico e social. Recentemente as pessoas começaram a ficar desiludidas com as medicinas convencionais tendo começado a explorar alguns métodos mais saudáveis de manter o seu bem-estar. A massagem indiana é particularmente eficaz porque dirige-se aos efeitos do stress reduzindo-os imenso.

   A INDIAN HEAD MASSAGE é uma maneira muito eficaz de recuperar das tensões de um dia cheio de stress. A cabeça, a face, o pescoço e os ombros, armazenam muita da ansiedade que acumulamos na vida diária. A massagem indiana da cabeça transformou-se num método extremamente popular de massagem, particularmente para aqueles que têm pouco tempo - tal como trabalhadores de escritório, advogados, jornalistas e outras profissões ligadas à comunicação.  

   Os terapeutas desta técnica incorporam uma escala de pressões e ritmos diferentes de massagem para estimular as áreas do pescoço, ombros, cabeça, orelhas e face, trabalhando com um ritmo delicado que ajuda à dissolução de bloqueios e nódulos energéticos libertando estas áreas das configurações de tensão. Para uma mais acentuada melhoria de benefícios desta terapia, aconselha-se um tratamento continuado de 16 sessões, de cerca de 20 a 30 minutos cada, na frequência de pelo menos 1 por semana, embora o ideal, para casos mais difíceis e melhor resultado, seja 2 vezes por semana.  O tratamento dura entre 20 a 30  minutos (na cadeira) e trabalha os tecidos musculares da cabeça (couro cabeludo) e nuca, do pescoço, garganta, ombros e da face, locais onde a maioria do stress e tensão tendem a ficar localizados, prendendo os músculos e acabando por provocar dor. Esta massagem relaxa e harmoniza, enquanto revigora o corpo, criando uma sensação maravilhosa de bem-estar e ajuda a estimular o sistema imunitário, induzindo-o a afastar as doenças.

 

  Extremamente útil no tratamento de desordens nervosas, esta massagem, focalizada nos 'pontos de marma' situados na área da cabeça, dos ombros, pescoço e rosto, é muito relaxante e desanuviadora. A estimulação e relaxamento destes pontos, é efectuada através de uma técnica delicada de massagem similar à reflexologia ou à massagem manual de drenagem linfática. O tratamento é realizado estando o receptor inteiramente vestido e sentado numa cadeira.

 

   Este método de massagem não usa nenhum óleo ou equipamento especial a não ser as mãos do terapeuta. Se requerido, contudo, pode ser efectuada uma massagem mais profunda e relaxante, nesse caso usando uma mesa de massagem, ou óleos ayuyvédicos.

 

   A INDIAN HEAD MASSAGE tornou-se extremamente popular em Inglaterra graças à Princesa Diana que era fã desta massagem.

 

MARMA POINTS 

 

Os 'pontos de marma', definidos pela tradicional medicina Ayurvédica, são pontos vitais de circulação de energia, similares aos pontos de acupunctura/acupressura (meridianos) usados em muitas terapias tradicionais chinesas e orientais.  

OM - Sílaba sagrada sânscrita que simboliza o Divino (Brahman). 

 

BENEFÍCIOS DA IHM

- Fortalece o cabelo e o couro cabeludo;
- Estimula a actividade cerebral;
- Relaxa os músculos, nomeadamente o trapézio;
- Dissolve bloqueios ocasionados pelo stress;
- Ajuda a circulação do sistema muscular e nervoso;
- Atenua a tensão muscular e relaxa o tecido conectivo;
- Estimula a pele e os tecidos subjacentes bem como os nervos;
- Elimina toxinas acumuladas;
- Ajuda a eliminar a fadiga, a letargia, a tensão emocional;
- Alivia a musculatura facial e estimula a pele e os tecidos subjacentes;

- Regenera o tónus muscular da face, tornando a pele mais firme e sedosa;
- Melhora o sono, a concentração e a memória;
- Aumenta a drenagem linfática dos tecidos;
- Elimina a tensão do couro cabeludo regenerando a micro-circulação;
- Elimina dores de cabeça e enxaquecas;
- Atenua problemas de pressão ocular e dores nos maxilares;
- É eficaz nas sinusites, constipações e paralisia facial; etc.

 

¡Recomenda esta página aos teus amigos!

cortesia de miarroba.com